AGRADECIMENTOS
Muitos são os colaboradores desta disciplina, direta ou indiretamente. A todos agradeço pela colaboração voluntária que recebo continuamente. Todavia, gostaria de enfatizar a participação que recebi mais recentemente para o aprimoramento teórico e prático da mesma.
1. Thiago Serravalle de Sá. Thiago desenvolveu parte de sua Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências/UFBA) junto à Disciplina de ZOO IV (2010). Não somente acompanhou todas as aulas por mim ministradas durante dois semestres letivos, como também sugeriu leituras, estratégias didáticas e criou o jogo didático aplicado na Disciplina. Vale destacar que, ainda como aluno de Graduação do Curso de Ciências Biológicas da UFBA, Thiago trabalhou alguns semestres como monitor voluntário e muito contribuiu na condução do curso. Thiago, muito obrigado pela amizade e profissionalismo.
2. Wellington Bittencourt. Wellington, junto com Thiago Serravalle (ver acima), desenvolveu sua Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento/UFBA) junto à Disciplina ZOO IV (2010). Wellington deu sua contribuição através de sugestões metodológicas e conceituais, além de ser co-autor do jogo didático aplicado no Tema 05 de ZOO IV. Wellington, muito obrigado por sua participação.
3. Lucas Menezes Silva. Lucas me auxiliou bastante na orientação de trabalhos práticos desenvolvidos por alunos de ZOO IV em temas que versaram sobre anfíbios (2010). Certamente a boa condução destes trabalhos se deveu a sua aplicação em acompanhar os discentes. Lucas, muito obrigado pela sua cooperação voluntária e sempre espontânea.
4.
Danilo. Danilo possui
conhecimento em técnicas de taxidermia que são muito importantes em
ZOO IV (2010). Acompanhou e orientou diretamente diversos alunos na
preparação de esqueletos de vertebrados em temas extra-classe
desenvolvidos pelos mesmos. Danilo, muito obrigado pela cooperação.
Sem ela, certamente não teríamos parte importante do aprendizado
alcançado pelos alunos.
verifique!
-
RESULTADOS
- TEMAS sugeridos para trabalhos práticos
- Como organizar meus estudos em ZOO IV?
- Avaliação
- Calendário UFBA
- Museu de Zoologia da UFBA
- AMPHIBIA UFBA
- ZOO IV versão 1999-2004
- Biblioteca Central
- Links interessantes
- Agradecimentos
CALENDÁRIO
NOTÍCIAS
Setembro 16, 2014

AVISO 1: As aulas teóricas de DIVIII serão realizadas no Salão Nobre do Institiuto de Biologia da UFBA por motivos de força maior, conforme a nós explicado pela Chefia do Departamento de Zoologia da UFBA.
Nos desculpamos por quaisquer inconvenientes que possam ser atribuídos por esta medida.
Cordialmente, Marcelo Napoli.
Setembro 16, 2014

A Disciplina de Zoologia IV foi modificada no novo currículo do Instituto de Biologia da UFBA para Diversidade Zoológica III. Neste contexto, a disciplina passou a se ocupar dos Deuterostomia, não mais somente dos Chordata, além de ter reduzido a carga horária de 6h semanais para 4 horas semanais. Estas alterações, levaram à reestruturação da disciplina, a qual ainda está em fase de ajustes.
Espero que possamos realizar as adequações e que estas sejam capazes de manter a essência do que foi ZOO IV.
Saudações, Marcelo Napoli.
Setembro 03, 2011

AVISO 1: Não estarei lecionando ZOO IV no semestre de 2011.2. É a primeira vez em nove anos consecutivos que não estarei presente em sala de aula. Ao assumir a Coordenadoria de Pesquisa e Criação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA (PROPCI) não foi possível compatibilizar todas a demandas. Estimo muito sucesso a todos e que o curso de 2011.2 seja excelente.
Saudações, Marcelo Napoli.
AVISO 2: Aulas de minha autoria disponibilizadas neste website NÃO devem ser consideradas como matéria lecionada por outros professores.
AVISO 3: Aulas ministradas por mim se encontram disponíveis neste website em "AULAS". A 'senha' para acessar certos módulos NÃO será disponibilizada no semestre 2011.2.
SUGESTÃO: visite e baixe grátis o 'Timetree of life'.
SUGESTÃO DE LEITURA: Shubin, Neil. 2008. A história de quando eramos peixes. Ed. Campus, 191 pp.
Ver detalhes em 'Aulas', 'Tema 05'. A leitura objetiva (1) integrar diversos conhecimentos que compõem o estudo da Zoologia de maneira unificada; (2) atentar para características morfológicas, fisiológicas e genéticas importantes na transição dos vertebrados de ambientes aquáticos para ambientes terrestres.